
A expressão Prosumer é uma palavra composta por aglutinação de producer (produtor) ou professional (profissional) + consumer (consumidor).
Este termo pode ter várias interpretações: o sector do negócio vê o Prosumer (professional–consumer) como um segmento de mercado, enquanto os economistas consideram o Prosumer (producer–consumer) independente da economia geral.
Alvin Toffler criou este termo para designar o novo papel do consumidor na sociedade pós-moderna. O consumidor actual caracteriza-se por ser exigente, sendo-lhe conferido um papel activo: o de se envolver no design e produção dos produtos e de pressionar o mercado a produzir aquilo que ele deseja, de acordo com as suas necessidades e motivações, ao contrário do que acontecia anteriormente, em que a indústria ditava as leis da oferta. Este poder conquistado pelo consumidor tem como causa a alta competitividade dos mercados, que tendem a gerir as suas estratégias com o objectivo de satisfazer o cliente e fidelizá-lo ao longo do tempo. O consumidor passou a ter influência e participação no processo de produção: são co-produtores - o que designamos de Prosumer, e a sua relação com o produtor tornou-se muito diferente, com o auxílio da Internet.
A segunda perspectiva (professional + consumer) reporta-se a um comprador de equipamento especializado, que pretende obter
bens de qualidade superior comparativamente aos de consumo normal. Estes Prosumers são caracterizados pelo seu entusiasmo por novos produtos, e do ponto de vista do marketing, aproximam-se dos “early adopters”. Esta abordagem é comum nos equipamentos áudio e vídeo, câmaras digitais, etc.
Numa vertente interactiva, a expressão Prosumer emerge a partir de um dos principais pilares da Web 2.0: a participação.
Assim, o Prosumer é um “Produtor Consumidor”, no caso da Internet, de informação e conteúdo: consome informação e produz conteúdo de alta qualidade. Exemplo disso é a Wikipedia, uma enciclopédia virtual participativa,
totalmente actualizada e expandida pelos seus utilizadores/colaboradores, mas sujeita a um processo de apuramento e filtragem, o que garante a qualidade, credibilidade e congruência do conteúdo e da informação publicada. Isso permite ao visitante utilizar o site como fonte de pesquisa fidedigna. Seguindo este exemplo, os Prosumers são os colaboradores da Wikipedia, geradores de conteúdo de qualidade e confiança.
Na era da Web 2.0, o utilizador quebra o paradigma de ser apenas receptor da informação, passando a ser também seu autor. Esta transformação, ocorrida por efeito das novas tecnologias, veio mudar radicalmente o cenário da comunicação. As pessoas transitaram do mero consumo virtual, para um papel activo, em que produzem o seu próprio conteúdo e que são capazes de influenciar o comportamento de compra. Esses são os “prosumers” - indivíduos produtores e consumidores de informação.
A vantagem do conceito Prosumer prende-se com a seguinte lógica: se pensarmos
no comportamento de consumo como um processo de tomada de decisão, a publicação de uma quantidade imensurável de conteúdo na web possibilita ampliar a capacidade cognitiva sobre determinado produto ou serviço, o que é importantes na formação da imagem das marcas. Isto pode traduzir-se numa vantagem ou desvantagem para as marcas, produtos e serviços veiculados, na medida em os Prosumers têm a capacidade de antecipar os grandes lançamentos e novidades, participando, colaborando e influenciando todo esse processo.
Por tudo isto, os Prosumers são reconhecidos e requisitados pelas empresas que pretendem que eles estejam do seu lado, pela influência que exercem, como “opinion leaders”.
Exemplo de Prosumer (video: Prometeus - The Media Revolution):
http://www.youtube.com/watch?v=aD4XtZqJu-U
Este termo pode ter várias interpretações: o sector do negócio vê o Prosumer (professional–consumer) como um segmento de mercado, enquanto os economistas consideram o Prosumer (producer–consumer) independente da economia geral.
Alvin Toffler criou este termo para designar o novo papel do consumidor na sociedade pós-moderna. O consumidor actual caracteriza-se por ser exigente, sendo-lhe conferido um papel activo: o de se envolver no design e produção dos produtos e de pressionar o mercado a produzir aquilo que ele deseja, de acordo com as suas necessidades e motivações, ao contrário do que acontecia anteriormente, em que a indústria ditava as leis da oferta. Este poder conquistado pelo consumidor tem como causa a alta competitividade dos mercados, que tendem a gerir as suas estratégias com o objectivo de satisfazer o cliente e fidelizá-lo ao longo do tempo. O consumidor passou a ter influência e participação no processo de produção: são co-produtores - o que designamos de Prosumer, e a sua relação com o produtor tornou-se muito diferente, com o auxílio da Internet.
A segunda perspectiva (professional + consumer) reporta-se a um comprador de equipamento especializado, que pretende obter

Numa vertente interactiva, a expressão Prosumer emerge a partir de um dos principais pilares da Web 2.0: a participação.
Assim, o Prosumer é um “Produtor Consumidor”, no caso da Internet, de informação e conteúdo: consome informação e produz conteúdo de alta qualidade. Exemplo disso é a Wikipedia, uma enciclopédia virtual participativa,

Na era da Web 2.0, o utilizador quebra o paradigma de ser apenas receptor da informação, passando a ser também seu autor. Esta transformação, ocorrida por efeito das novas tecnologias, veio mudar radicalmente o cenário da comunicação. As pessoas transitaram do mero consumo virtual, para um papel activo, em que produzem o seu próprio conteúdo e que são capazes de influenciar o comportamento de compra. Esses são os “prosumers” - indivíduos produtores e consumidores de informação.
A vantagem do conceito Prosumer prende-se com a seguinte lógica: se pensarmos

Por tudo isto, os Prosumers são reconhecidos e requisitados pelas empresas que pretendem que eles estejam do seu lado, pela influência que exercem, como “opinion leaders”.
Exemplo de Prosumer (video: Prometeus - The Media Revolution):
http://www.youtube.com/watch?v=aD4XtZqJu-U
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