sexta-feira, 3 de abril de 2009

PR Stunt

O conceito PR Stunt aparece relacionado com a área das Relações Públicas, e consiste na criação de algo muito diferente ou alternativo, que faz transformar um facto em notícia.
Para compreender o poder desta ferramenta, há que perceber a sua relação com os meios de comunicação (rádio, revistas, jornais, televisão, sites, blogs): os seus interesses convergem no ponto em que procuram notícias apelativas na expectativa de se desencadear o fenómeno da sua divulgação espontânea e mediática, através da criação de um determinado facto que chame a atenção. Com o auxílio de acções diferentes, ousadas, alternativas e criativas, que chamem a atenção, a probabilidade de esse facto atingir notoriedade espontânea aumenta consideravelmente.
A concretização do PR Stunt desencadeia-se através do relacionamento com meios, como a imprensa, realizado pelas RP especializadas na matéria. Desta forma, promove-se o reconhecimento, o destaque e o impulso em relação a determinada acção ou marca. Por vezes, o PR Stunt criado causa um impacto na sociedade de tais proporções, que chega aos mais diversos meios ainda antes do trabalho das RP ter começado.
As principais vantagens desta técnica são o baixo custo – é um método económico, e os índices de credibilidade que alcançam os factos transmitidos nos meios.
O objectivo do PR Stunt é a criação de situações diferentes, estranhas, “fantásticas”, surpreendentes, que desencadeiem a propagação espontânea da notícia. Para potenciar a acção da forma mais eficaz, é necessária a intermediação das RP: há que criar um conceito forte para posteriormente, nos media, desenvolver uma acção que provoque, de forma espontânea, a notícia mediática, para além do habitual “passa-palavra”. A intervenção das RP passará por fazer circular o “facto” no maior número de meios, respeitando o público-alvo da acção.
Esta técnica oferece, às empresas, formas alternativas de promoverem os seus produtos. Quando lemos diariamente os artigos e as notícias, nem nos apercebemos que muitas dessas histórias são resultado de um processo de criação meticuloso e intencional, cujo objectivo é atingir cobertura de media, e consequentemente actuar no subconsciente, fazendo por exemplo associar um produto a uma história relatada na notícia. Para promover um produto, o PR Stunt pode manifestar-se sob a forma de uma história numa notícia, um press release, um evento, ou associar o nome de uma empresa a um artigo, afim de ganhar notoriedade.
Uma vez que o PR Stunt é uma forma de “publicidade” que não paga espaço, os media não são obrigados a cobrir as suas histórias. Contudo, se se tratar de um facto interessante, sensacionalista ou escandaloso, será certamente considerado, por ser proveitoso para todas as partes envolvidas.
Em suma, o PR stunt é criar e produzir uma história estranha, original, hilariante, bizarra, trágica, sensacional, do além, etc., com intenção de apelar e despertar o interesse público e dos media, para incrementar o reconhecimento e notoriedade do produto associado à ideia. Os PR Stunts poderão também incluir marketing de guerrilha ou ambient marketing, que na prática se manifestam, por exemplo, nas actividades promocionais feitas nas ruas.

Exemplo de um PR Stunt (vídeo):

Sem comentários:

Enviar um comentário