Connect Marketing refere-se a toda a abordagem de marketing que crie conversações para mercados alvo, acrescentando um valor mensurável a uma marca. É, por exemplo, criar uma campanha com o objectivo de manter os consumidores em linha, através de emailing, sms, mms, etc. O Connect Marketing é uma técnica que pode recorrer à conjugação de técnicas como o Marketing Viral e o Buzz Marketing, aliada à evolução do consumidor, cada vez mais receptivo a redes sociais, partilha de experiências, opiniões, e novas formas de intercomunicação. É toda a comunicação relacionada com novas tecnologias e formas que dispomos para nos conectarmos, como são exemplo os “mms” e ”sms”, nos telemóveis.


Mobile Marketing é um conceito relacionado: consiste em campanhas de marketing para dispositivos móveis, como por exemplo, as campanhas desenhadas para telemóveis. Uma das ferramentas utilizadas é o Interactive, uma comunicação que atinge directamente o receptor por várias formas, entre elas: sms, mms, Internet (WAP), conexões bluetooth, etc.
O Mobile Marketing é relativamente recente, e designa todo o marketing que aparece em ou com um dispositivo móvel, como o telemóvel. O marketing em telemóveis tornou-se muito popular desde o boom dos SMS (Short Message Service), no início da década de 2000, na Europa e nalgumas regiões da Ásia, quando as empresas começaram a recolher números de telemóveis para posterior contacto, através do envio de mensagens de conteúdo desejável e indesejável.
Nos últimos anos, os SMS tornaram-se num canal de publicidade legítimo, em muitas partes do globo. Isto porque, ao contrário do que acontece com os emails

O Mobile Marketing via SMS expandiu-se rapidamente, como um novo e eficiente canal para atingir o consumidor. O SMS teve inicialmente uma conotação negativa, por ter despoletado uma nova forma de spam, já que alguns anunciantes enviavam mensagens indesejadas para os telemóveis dos consumidores. Porém, hoje temos a vantagem de as operadoras de telemóveis exigirem o cumprimento do código, o que tornou o SMS na vertente mais popular na indústria de marketing móvel (aproximadamente 100 milhões de SMS com publicidade enviados por mês, só na Europa).
Nos últimos anos, este novo canal de comunicação com o consumidor móvel tornou-se incrivelmente famoso, também pela popularidade que os códigos próprios do telemóvel alcançaram. Esta técnica tem ainda a vantagem de permitir ao consumidor escolher se quer ou não continuar a ser contactado via SMS, pelo simples envio duma mensagem a solicitar cancelamento (estabelecido pelas instituições dos direitos do consumidor).
Fontes:
CUESTA, Félix; La Gestión del Marketing Directo; McGrow Hill
http://marketminding.blogspot.com/2008/11/marketing-viral-buzz-marketing-word-of.html
http://www.marketingconnect.fr/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mobile_marketing
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