domingo, 22 de março de 2009

Buzz Marketing

Buzz Marketing consiste em construir um acontecimento ou utilizar eventos de destaque (que captam atenção) ou alguma notícia, com o objectivo de fazer as pessoas falarem de uma marca, como uma corrente “boca a boca”. Segundo a WOMMA (Word of Mouth Marketing Association), Buzz Marketing engloba todas as formas de marketing que se difundem “boca-a-boca”, seja numa situação de comunicação face a face ou mediada por computador, televisão, rádio, etc. O seu objectivo é dar um motivo para que as pessoas falem de produtos e serviços, e promover a iniciação deste tipo de conversas.
O Buzz Marketing é uma ferramenta de marketing que apresenta como principais vantagens ser eficiente e económico, pois difunde a mensagem através do “passa palavra”, com o objectivo de pôr as pessoas a falar de um produto / serviço, conseguindo obter grandes resultados com um investimento reduzido.
Outra vantagem prende-se com as facilidades criadas pelo uso da Internet, que permite que esta técnica se torne cada vez mais forte, rápida, atingindo um número de pessoas cada vez maior. Claro que isto só é possível com a divulgação da campanha, que passa pelo interesse do consumidor em mostrar, enviar, comunicar e conhecer o produto em profundidade, passando a mensagem para pessoas com gostos parecidos, ávidas de novidades, notícias e informações sobre certos produtos.
O Buzz Marketing é como que um “murmúrio”: surge de forma calma, e cativa com precisão o seu público-alvo, permitindo que muitos outros consumidores possam vir a ter conhecimento do produto / serviço.

Os princípios básicos do Buzz Marketing são:
- Informar pessoas sobre produtos e serviços;
- Indetificar pessoas que partilham opiniões;
- Desenvolver ferramentas para que a informação seja facilmente partilhada;
- Para estudar como, onde, e quando as opiniões são partilhadas;
- Para auscultar e responder a clientes, inimigos ou neutros.
Puma, Nike, Harry Potter, Havaianas, Guess, Nokia, Apple, são algumas empresas já consideradas casos de sucesso em campanhas de Buzz Marketing.

Em suma, o Buzz Marketing motiva indivíduos a transmitir uma mensagem a terceiros, criando potencial para o crescimento tanto da exposição como da influência da mensagem: aproveita o fenómeno da rápida multiplicação para levar a mensagem a inúmeras pessoas, como uma ideia que se espalha nos segmentos interessados, espontaneamente ou de forma planeada por um agente externo.

Fontes:
BuzzMarketing, Mark Hughes - Actual Editora
http://en.wikipedia.org/wiki/Buzz_marketing
http://searchcrm.techtarget.com/sDefinition/0,,sid11_gci939341,00.html
http://www.womma.com/
http://www.mxstudio.com.br/forum/index.php?showtopic=33007

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